Ganhos reais que um upgrade de RAM e/ou SSD podem trazer para o seu Mac

Normalmente, quando o computador está lento, a primeira coisa que nos vem à cabeça é um upgrade de memória (RAM). Mas qual a diferença entre um upgrade de memória RAM e um upgrade de SSD?

RAM

No computador, a RAM (random access memory, ou memória de acesso aleatório) funciona para trocas rápidas de algoritmos a serem processadas em sua CPU. Oi?! Bem, basicamente a memória funciona como uma ponte entre o HDD e o processador, onde toda informação que precisa ser codificada ou descodificada é enviada através dessa ponte. Ela é extremamente necessária pois a velocidade de troca de informações entre o processador e a memória é imensamente superior a seu drive de armazenamento. Desta forma, a memória consegue transferir as informações para o processador na velocidade necessária e devolver ao HDD na medida em que estiverem prontas.

Afinal, o upgrade de memória gera algum ganho de desempenho?

Em geral, upgrade de memória só gera ganho de desempenho se você utiliza vários aplicativos simultaneamente ou se utiliza softwares de alto poder de processamento (como editores de imagem, compiladores de aplicativos ou games, por exemplo). Nesse caso, o aumento de memória gera um grande ganho de desempenho devido ao fluxo contínuo entre HDD, memória e processador. Em uma analogia, seria como o horário de pico das cidades grandes. Todos tem um destino a seguir, porém a quantidade de carros superior à via gera trânsito e acaba atrasando todo mundo. Um upgrade de memória em uma cidade grande seria como colocar mais vias para todos caminharem sem congestionamento — e sim, grandes centros do Brasil precisam urgentemente de um upgrade de memória!

Upgrade de SSD ou RAM?

O SSD (solid-state drive, ou unidade de estado sólido) é uma evolução do HDD (hard disk drive, ou disco rígido) que utiliza chips ao invés de discos para armazenar conteúdos, gerando um imenso ganho de velocidade. O ganho de desempenho em um upgrade de SSD é facilmente perceptível na velocidade de acesso aos seus arquivos.

Para mensurar a quantidade de ganho, fizemos alguns testes. Confira abaixo:

Tempo de boot

Velocidade do render

Resultado geral

Consideramos nos testes o tempo de boot do computador (o tempo que ele demora para ligar), tempo de renderização (codificação) de um vídeo Full HD (1080p) com quatro efeitos sobrepostos, além de dados do aplicativo NovaBench para velocidade.

Afinal, RAM ou SSD?

É possível perceber que cada upgrade trabalha de uma maneira diferente no seu computador. Se você utiliza o computador para edição de textos e navegação na web, o upgrade de SSD irá quadruplicar a velocidade do seu Mac. Agora se você é um usuário high-end e utiliza vários aplicativos ou apps com alto poder de processamento, o upgrade de RAM lhe atenderá melhor — é claro que a combinação dos dois gera um ganho de desempenho sem igual!